quinta-feira, 21 de março de 2013

GOLPES MAIS COMUNS - INFORME-SE E PREVINA-SE !

Incrível é a capacidade de pessoas estelionatárias quando tentar enganar suas vítimas e obter vantagens financeiras ilícitas !

Para não ser mais uma vítima desses infratores, conheça abaixo uma lista dos golpes mais comuns por eles aplicados:

  • ·         Batida na garagem - Tarde da noite o porteiro comunica-se com um determinado apartamento e diz que um vizinho bateu na traseira do seu carro durante uma manobra. Diz que ele quer acertar logo os detalhes do conserto. Ao descer, o morador chamado é rendido e levado de volta para o seu apartamento para ser roubado;
  • ·         Boa aparência - Com carros vistosos e caros, as quadrilhas imitam o padrão de vida dos moradores dos condomínios. Entram tranqüilamente pela portaria ou garagem, burlando porteiros, que, inibidos com a aparência dos invasores, não pedem identificação.
  • ·         Boa noite Cinderela – Costuma acontecer em bares e discotecas. O malandro(a) seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel. Oferece um drinque com sonífero. Quando a vítima dorme, rouba o que estiver ao alcance.
  • ·    Consórcio sorteado – Os estelionatários anunciam nos jornais a venda de consórcios sorteados. Pedem documentos pessoais e cobram taxa antecipada. O veículo jamais é entregue.
  • ·         Conto da pechincha – O malandro oferece à vítima, na rua, um equipamento eletrônico pela metade do preço. Pega o dinheiro e foge. Deixa a pessoa esperando ou entrega uma caixa com tijolos.
  • ·         Conto da aliança – A vítima encontra uma aliança no chão. O vigarista se aproxima e conta que achou a outra do par, oferecendo-a por um preço vantajoso. Na realidade são bijuterias baratas.
  • ·         Corretor de imóveis - Este golpe geralmente é aplicado quando a quadrilha já obteve informações sobre o condomínio que pretende assaltar. Um dos integrantes se faz passar por corretor e pede ao porteiro a chave de um apartamento que esteja à venda, dando, inclusive, detalhes da imobiliária e do imóvel. Uma vez dentro do condomínio chama o resto do bando e rende os moradores;
  • ·         Estranha inundação - Começa a entrar água por baixo da porta do seu apartamento. Ao espiar pelo olho mágico, á única coisa que você vê é a funcionária da limpeza do prédio lavando o hall de seu andar. Ao abrir a porta, um dos integrantes da quadrilha aparece de surpresa.
  • ·        Falsa doméstica - Falsas empregadas pedem baixos salários e dão a impressão de terem vários atrativos adicionais. Não costumam fornecer referências. As que integram quadrilhas esperam a primeira viagem da família para entregar a chave ao bando;
  • ·         Falso bilhete premiado – Um dos mais antigos. O vigarista se faz passar por desinformado, que não sabe como trocar o prêmio de loteria ou que perdeu os documentos pessoais e não pode sacar o prêmio. Vende o bilhete geralmente a mulheres idosas ou promete recompensa por valores adiantados.
  • ·         Falso mecânico – O primeiro passo dos vigaristas é criar um problema no carro da vítima. Alguns colocam um saco de estopa no escapamento do veículo. Um deles se aproxima e avisa que há um problema. Surge um mecânico, na realidade o parceiro do estelionatário, que finge resolver o problema e cobra um alto preço pelo "serviço".
  • ·         Falso sequestro – Pessoas com habilidade verbal simulam haver seqüestrado uma pessoa importante da família. Muitas vezes as pessoas repassam informações importantes durante o diálogo pelo fato de ficarem nervosas. Exigem o depósito de somas em dinheiro em contas bancárias que logo são encerradas.
  • ·         Falso vendedor de passagens – Vestido como os funcionários das empresas rodoviárias, o golpista oferece passagens falsas com desconto, principalmente em feriados, quando elas se esgotam rapidamente.
  • ·         Golpe da achadinha – geralmente aplicado por mulheres ou pessoas mais velhas. O golpista deixa sua carteira cair, geralmente próximo de uma vítima escolhida. A pessoa tenta devolver a carteira e lhe é prometido um presente ou prêmio em dinheiro. Quando a pessoa percebe seus pertences de valor foram todos surrupiados.
  • ·         Golpe da sujeira – O estelionatário suja o ombro do paletó de um executivo sem que ele perceba. Um comparsa aborda a vítima, oferecendo-se para tirar a mancha. Na primeira oportunidade, rouba a carteira ou a pasta.
  • ·         Golpe do telefone – O golpista liga para a vítima dizendo ser funcionário do banco. Como ele já possui algumas informações sobre a pessoa, tais como número da agência e data de aniversário, fica fácil convencê-la a digitar no telefone a senha do cartão magnético. Em seguida, usa essas informações para sacar seu dinheiro da conta. 
  • ·         Golpe do veículo clonado – anúncios em jornais oferecem veículos com valores muito abaixo da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Sempre são exigidos depósitos em dinheiro antecipados, por pessoas de boa capacidade de convencimento. Acontecem casos em que veículos são entregues e só depois a pessoa descobre que o mesmo possui diversas irregularidades (veículo clonado, motor produto de furto/roubo, dentre outros). Em outros casos o veículo nem é entregue.
  • ·         Homem da pizza - É um dos mais freqüentes em condomínios. Um integrante da quadrilha se faz passar por entregador de pizza, flores ou carteiro. O Porteiro é rendido quando se aproxima  para receber a encomenda. O falso entregador chama comparsas. Eles esperam os moradores passarem pela portaria para levá-los até seus apartamentos, para então roubá-los.
  
Não seja mais uma vítima desses golpes ! Repasse essas informações para seus amigos e familiares. Em caso de suspeita de pessoas que estejam tentando aplicar um desses golpes ou outro qualquer, entre em contato imediatamente com  a PMMG, através do telefone 190. 

2º SGT PM Sérgio Alves de Oliveira, Assessor de Comunicação Organizacional da PMMG de Pompéu

Um comentário:

  1. Além de tudo isso existem também pessoas que ligam para os nossos telefones tentando aplicar algum tipo de golpe para conseguir o nosso dinheiro. Eu já fui vítima de um desses golpes. Agora sempre quando recebo uma ligação de um número que não conheço , busco sempre informações sobre o mesmo em um site muito interessante que se chama o Tellows. http://www.tellows.com.br esse site é ótimo e nos da dicas de como se livrar de pessoas que tentam nos aplicar golpes

    ResponderExcluir